Associação de Capoeira Cordão de Ouro
Fundada em São Paulo pelo Mestre Suassuna e Mestre Brasília em 1º de Setembro de 1967, na época dos grandes festivais da MPB. Ao ouvir o refrão da música de Baden Powell, com a idéia de abrir uma academia, decidem usar o nome Cordão de Ouro, por se tratar de Besouro Cordão de Ouro, um capoeirista anterior à divisão Angola e Regional. Mestre Suassuna ensinaria Capoeira Regional e Mestre Brasília Capoeira Angola no mesmo espaço. Posteriormente Mestre Brasília decidiu fundar seu próprio grupo, São Bento Grande. No Mato Grosso do Sul o Instituto de Capoeira Cordão de Ouro/MS foi fundado em 13 de março de 2008, recebeu o Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares no dia 20 de Novembro 2009, em 19 de Julho de 2013 a CDOMS se tornou uma instituição de Utilidade Publica Municipal, em 29 de setembro de 2015, de Utilidade Publica Estadual e a homenagem Amigos da Juventude de Corumbá/MS no mesmo ano. O principal projeto do Instituto é o Escambo Cultural – Formação em Expressões Afrodescendentes.
MESTRE PERNAMBUCO
Associação de Capoeira Pantanal
O Grupo de Capoeira São Benedito iniciou suas atividades em 1980, pelo então professor Meia-Noite.
Em 2010 houve a mudança na nomenclatura do Grupo São Benedito para Associação de Capoeira Pantanal. Mudança esta, ocorrida devido a princípios cristãos.
Hoje o Grupo tem sede na cidade de Campo Grande - MS e conta com um quadro de 70 alunos. Está presente em Campo Grande no Bairro Tiradentes com o Mestre Meia-Noite e Contra - Mestre Nilaine Nunes, no Bairro Coronel Antonino com o Professor Sorriso, em Aquidauana com o Mestre Ratinho e em Terenos com o professor Jabá.
Presidente: Mestre Meia
Vice Presidente: Mestre Ratinho
Coordenadora: Cléa Camargo
MESTRE MEIA
Centro de Ensino Conterrâneo Capoeira
O Conterrâneo Capoeira foi criado em 2015 pelo mestre e conta com 14 professores e 400 alunos. Atua em projetos sociais, institutos e escolas. Mestre Liminha explica que mesmo com o grupo sendo novo, o trabalho que realiza já vinha sendo desenvolvido há mais de duas décadas e seus professores tem em média aproximadamente 15 anos de treinamento na capoeira. Os professores ministram aulas em escolas e intituições da capital, além de núcleos educacionais voltados a trabalhos sociais.
Atualmente oferece oficinas gratuitas de capoeira na Plataforma Cultural, as terças e quintas-feiras, das 19h às 21h, ministradas pelo Mestre Liminha.

Libertos da Capoeira
MESTRE CAÇULA

Modelo Cidadania
Fundado em 2006 pelo Mestre Caculé, o grupo “Associação de Capoeira Modelo Cidadania” realiza trabalhos voltados as crianças, aos adolescentes, aos jovens e à terceira idade, colocando em seus caminhos as oportunidades de ter um futuro diferente, através da disciplina e educação com o ensinamento da arte da capoeira.

Movimento Certo
MESTRE CAIDURO