" O registro do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira como forma de expressão é mais um símbolo de uma vontade política que não se encerra no Iphan ou no Ministério da Cultura, mas que reflete o desejo maior da sociedade de promover e valorizar as expressões culturais vinculadas aos setores culturais historicamente excluídos das políticas de Estado. "
Gilberto Gil - Cantor/Compositor e Ministro da Cultura(2003-2008)
CONHEÇA OS MESTRES E MESTRAS QUE PARTICIPAM DO FÓRUM

Mestra Léa (Pantaneira)
Instituto de Capoeira Cordão de Ouro/MS
Orgulho para o Mato Grosso do Sul
Durante os dias 03, 04 e 05 de agosto, o 8º Escambo Cultural - Formatura 2018 e 5º Fórum da Capoeira de Mato Grosso do Sul, foi graduada a primeira mestra do estado.
A presença feminina na Capoeira não é novidade e as mulheres estão conquistando cada vez mais este espaço. Alguns exemplos do poder feminino na Roda de Capoeira, de acordo com relatos históricos, são: Maria Doze Homens, que ficou conhecida assim após derrubar 12 homens; Maria Salomé; Chicão e, agora no nosso estado, Léa Vieira, a Mestra Pantaneira (CDOMS).
Parabenizamos a Mestra Pantaneira e esperamos que venham muitas outras mestras por aí!
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2610586149166436&id=1658989734326087
#PatrimônioImaterial #Capoeira #Mestra #CDOMS

Mestre Amauri - Porto da Barra
Mestre Amauri faz parte do grupo Porto da Barra. É descendente do Mestre Bradesco, da técnica Capitães da Areia. Tornou-se Mestre em 2012. Atualmente tem um trabalho no bairro Buriti.
Mestre Caiduro - Movimento Certo
LUCIMAR ESPÍNDOLA DA SILVA - CAMPO GRANDE
Mestre Caiduro é fundador do grupo "Movimento Certo", vem da linhagem do Mestre Caiçara, recebendo seu cordel azul em 1983, cordel trançado em 1986 e Contramestre em 1987. Foi condecorado a Mestre em 1993. Atualmente desenvolve trabalhos na área de artesanato da Capoeira na confecção de instrumentos como atabaques e berimbaus, além de oferecer aulas de capoeira em comunidades carentes da cidade.
Mestre Ceará - Porto da Barra
ALEX DAVALOS BARROS - CAMPO GRANDE
Mestre Ceará é descendente da Farol da Barra, técnica Capitães da Areia. Formou-se pelo grupo Porto da Barra em 31/09/2000, sendo consagrado a Mestre em 07/11/2015. Hoje, desenvolve um trabalho voltado a crianças carentes nos bairros, denominado "Toque do berimbau nos bairros", abrangendo Coophatrabalho e Nova Lima
Mestre Corumba - Libertos da Capoeira
CLÍDIO DANIEL DE LIMA VERNOCHI - CAMPO GRANDE
Descendente do Mestre Negrande e Mestre Caçula, foi aluno do professor Terrorista, praticante da técnica Capitães da Areia. Atualmente, realiza aulas no PCAF(Projeto Crianças e Adolescentes Feliz), Cacimba da Saúde e na própria academia de Capoeira.
Mestre Liminha- Conterrâneo Capoeira
ANTONIO MARCOS DE LIMA - CAMPO GRANDE
Mestre de Capoeira a 25 anos, técnica Capitães de Areia. É fundador do grupo "Conterâneo Capoeira" e atualmente oferece oficinas de Capoeira gratuitamente na Plataforma Cultural.
"Durante todos estes anos temos feito um trabalho sério com a sociedade e de respeito a esta arte que encanta a todos. Um dos nossos objetivos dentro do ensinamento é valorizar esta cultura genuinamente brasileira que tem papel fundamental na história do nosso país".

Mestre Sadã
Instituto de Capoeira Cordão de Ouro/MS
Irã Oliveira da Silva - Aquidauana - MS
Vice-Presidente da CDOMS

Mestre Meia - Associação de Capoeira Pantanal
Em 1979 Meia-Noite recebeu graduação de Instrutor pelas mãos do Mestre Paulo Índio do Brasil, começando suas atividades no Bairro Tiradentes com um pequeno número de alunos. Já em 80, transferiu suas atividades para a Igrejinha São Benedito, fundando assim o Grupo.
Em 1990 Meia-Noite tornou-se Mestre pela Associação Filhos de Pinatti de São Paulo, que tinha como titular o Mestre Carlos Almir Índio do Brasil (irmão do Mestre Paulo Índio do Brasil – atualmente estabelecido em Presidente Prudente/SP). Hoje, no com o Mestre Meia-Noite executa um trabalho no Bairro Tiradentes
Mestre Pernalonga - Modelo Cidadania
DOUGLAS CORRÊA DA SILVA - PARAÍSO DAS ÁGUAS
Mestre Pernalonga vem da descedência Capitães da Areia, foi condecorado mestre em 2010 e filiou-se ao Grupo Modelo Cidadania em Abril de 2016 . Teve o primeiro contato com a Capoeira aos 03 anos de idade e nunca mais parou de praticar. Leva um lindo trabalho com a Capoeira na Região Norte do Estado de Mato Grosso do Sul, no Município de Paraíso das Águas - MS. Atualmente, cursa a Faculdade de Pedagogia pois acredita muito na importância da educação na Capoeira.
Mestre Pernambuco - Instituto de capoeira Cordão de Ouro/MS
LAMARTINE JOSÉ DOS SANTOS
Nascido no Cabo de Santo Agostinho, litoral de Pernambuco, Iniciou com o Mestre Bem te vi (Associação de Capoeira Bem te vi - PE), depois com o Mestre Irani (Grupo Cordão de Ouro – RN), formado a Mestre de Capoeira em 2012 e atual presidente do Instituto de Capoeira Cordão de Ouro/MS, Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro/MS - 2017/2018 e atual Presidente, atuou no Conselheiro Municipal de Desenvolvimento de Direitos do Negro de Corumbá/MS - 2014/2016, também atuou no Conselheiro Municipal dos Direitos do Negro de Campo Grande,Conselheiro Estadual Gestor do Fundo de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados de MS - 2015/2017, Coordenador Geral do Fórum da Capoeira de Mato Grosso do Sul, Membro do Comité Gestor da Salvaguarda da Capoeira do Mato Grosso do Sul, Membro do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro/MS, Membro da Rede Nacional de Ação pela Capoeira, Membro do Setorial Nacional de Expressões Artísticas Culturais Afro Brasileiro e atuou no Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC - 2015/2017, Fundador do Instituto de Capoeira Cordão de Ouro/MS fundado em 13 de março de 2008, constituída juridicamente em março de 2011, recebeu o Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares conferido no dia 20 de Novembro 2009, em 19 de Julho de 2013 a CDOMS se tornou uma instituição de Utilidade Publica Municipal – Lei nº 2.331/2013 e em 29 de setembro de 2015 a Lei nº 4.726/2015 declarou de Utilidade Publica Estadual e a homenagem Amigos da Juventude de Corumbá/MS no mesmo ano r no ano de 2017 recebeu o Prêmio Aleixo Paraguassú Netto e o Prêmio Amigos dos Direitos Humanos, conferidos pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos da Cidade de Campo Grande/MS, em 2017 recebeu da Assembleia Legislativa, a Medalha Manoel dos Reis Machado – Mestre Bimba. Hoje o Mestre Pernambuco, desenvolve suas aulas na Capital do Mato Grosso do Sul.
Mestre Ratinho - Associação de Capoeira Pantanal
Associação de Capoeira Pantanal, está presente em Aquidauna pelo trabalho do Mestre Ratinho. Formado pelo Mestre Dantas (Grupo Golpe Bonito, Osasco-SP) é Mestre desde 1995.
Mestre Shallon - Raízes da África
Mestre Shallom vem Linhagem do Mestre Pinatti do grupo São Bento Pequeno e Dois de ouro. Tornou-se Mestre em 11-02-99. Grupo Raízes da África.

Mestre Cachorrão
Cleyton Blanco - Jardim - MS
Grupo Luanda Capoeira - CDO